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Maria Rosas assume vice-presidência da Subdiretoria do Bem-estar, Embelezamento e Cuidados Pessoais

A parlamentar é autora do PLP Nº 49/2022, que passa a incluir diversos serviços do ramo no CNAE para formalizar as profissões.

Na tarde desta terça-feira (19/09), em Brasília, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos/SP), tomou posse como 1° vice-presidente da Subdiretoria em Defesa do Bem-estar, Embelezamento e Cuidados Pessoais, vinculada à Frente Parlamentar de Empreendedorismo (FPE).


Participaram do evento instituições importantes do segmento, como Wella, Grupo Natura, Loreal, Alfaparf, Sebrae, FecomercioSP, ABSB e representantes do Sindicato Nacional Pró-Beleza, além de parlamentares do Congresso Nacional.



A parlamentar destaca que o Brasil possui o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Isso faz com que esse ramo de serviços consiga se destacar na economia brasileira. “Esta Subdiretoria tem ciência da importância desse ramo, principalmente quando falamos em grandes benefícios das categorias que são de grande relevância à sociedade e pela geração de renda que movimenta a economia deste país e isso vai ser reconhecido”, disse.


Na oportunidade, a deputada ressaltou o Projeto de Lei Complementar (PLP) Nº 49/2022, de autoria da parlamentar, e que já aprovada em plenário, onde passa a incluir os serviços de bronzeamento; design de sobrancelhas, cílios, micropigmentação e depilação no Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, com o intuito de formalizar essas profissões perante os órgãos públicos.



Durante a reunião, foram levantados os desafios das mulheres empreendedoras. “De acordo com dados divulgados pela Rede Mulher Empreendedora, esse é o tipo de negócio mais explorado entre o público feminino que trabalha por conta, representando ao todo 70% dos empreendimentos. O mercado de beleza está em constante mudança e estamos aqui, de frente, para defender esta causa”, reafirma Maria Rosas.


Dados do avanço do mercado da Beleza no Brasil


Em dados, os números são extraordinários, segundo a pesquisa da Statista, em 2021, as vendas de produtos de higiene pessoal e cosméticos no país atingiram a expressiva marca de R$ 124,5 bilhões. O mercado da beleza brasileiro faturou US$ 203 milhões apenas no primeiro trimestre de 2023. Estima-se que neste ano, o setor movimente cerca de 571,1 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Esses números mostram a força e o potencial do mercado da beleza no Brasil.

Maria Rosas / Deputada Federal (SP)


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