top of page

#Artigo | 2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  • Foto do escritor: Maria Rosas
    Maria Rosas
  • 4 de abr.
  • 2 min de leitura

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre os direitos e desafios enfrentados pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Criada pela ONU em 2007, essa data ganhou relevância ao longo dos anos, ampliando o movimento Abril Azul, que reforça a visibilidade e a compreensão sobre o tema.


O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta cerca de 1 em cada 100 crianças no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas convivem com o Transtorno do Espectro Autista, o que representa aproximadamente 1% da população. São vidas e famílias que enfrentam desafios diários, muitos dos quais resultam da falta de informação e apoio adequado. E é com esse cenário que me sinto cada vez mais comprometida com a causa do autismo.


Ao longo da minha trajetória, tive a oportunidade de vivenciar, de perto, os desafios desta causa, reforçando a necessidade de uma observação cuidadosa e sensível das realidades.


Tive o privilégio de presidir a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), uma instituição que, ao longo de sua história, tem sido um pilar fundamental no atendimento às pessoas com deficiência intelectual e autismo. A instituição, que assim como me acolheu, cuida de mais de mil famílias em diversos serviços, sempre com um olhar voltado

para a conscientização. Essa experiência foi fundamental para que eu entendesse ainda mais a importância de tratarmos o autismo com respeito e empatia, pois muitas vezes essas pessoas são incompreendidas e precisam de apoio para enfrentar os desafios cotidianos que surgem.


Acredito que, com acolhimento e políticas públicas que respeitem a individualidade de cada pessoa, podemos transformar essa realidade.


Entre os projetos que propus e proponho, destaco o PL 4262/2020, que especifica a terapia nutricional no tratamento do autismo, aprovado recentemente no Senado Federal. Além disso, temos o PL 333/2019, que prever a prioridade de atendimento psicossocial às mães que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com transtorno do espectro autista.


O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é apenas o começo de uma reflexão constante sobre como podemos tornar o mundo mais inclusivo e justo. A verdadeira transformação vem por meio das ações cotidianas, na mudança de atitudes e na compreensão das necessidades de cada indivíduo.


Hoje, mais do que nunca, precisamos estar juntos em torno dessa causa. O autismo não é uma condição isolada, mas uma parte da diversidade humana que deve ser respeitada e celebrada.


O caminho para a inclusão não é fácil, mas é por meio do acolhimento que conseguiremos fazer do autismo, e de tantas outras realidades, uma parte natural do nosso convívio social. Que possamos continuar essa luta, não apenas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, mas todos os dias, com empatia, e, acima de tudo, com o desejo de construir um mundo mais justo para todos.


Muito obrigada a todos. Vamos seguir firmes nessa causa!


Maria Rosas / Deputada Federal (SP)

Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados

Secretária estadual do movimento Mulheres Republicanas SP

Coordenadora Regional do Mulheres Republicanas na Região Sudeste


Comments


Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Telegram

© 2021 copyright todos os direitos reservados

bottom of page